O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) abriu as inscrições para a terceira edição do Prêmio Mulheres das Águas 2025, que seguem até 15 de dezembro. A iniciativa reconhece e valoriza mulheres que fazem a diferença nos setores da pesca e da aquicultura brasileiras, promovendo sustentabilidade, inovação, igualdade de oportunidades e liderança feminina.
O prêmio busca dar visibilidade ao protagonismo feminino em diferentes áreas ligadas à pesca e à aquicultura, incentivando histórias inspiradoras que fortalecem o desenvolvimento sustentável e a justiça social.
Ao todo, são 11 categorias contemplando diversos perfis de mulheres que atuam em frentes distintas, como Pesca Artesanal Marinha, Pesca Artesanal Continental, Aquicultura Marinha ou Estuarina, Aquicultura Continental, Gestão Pública ou Privada, Ensino, Pesquisa e/ou Extensão, entre outras.
A nova edição do prêmio destaca pilares fundamentais, como respeito aos territórios, organização comunitária, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e promoção da equidade de gênero. Participar — ou indicar uma mulher inspiradora — é uma oportunidade de dar visibilidade e reconhecimento ao trabalho feminino que transforma o setor pesqueiro e aquícola no Brasil.
As inscrições seguem abertas até 15 de dezembro!