Nesta segunda-feira, 25 de agosto, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), promoveu um Webinar para apresentar a Chamada Pública “Soluções Tecnológicas para Aumento da Produtividade na Agricultura Familiar, Aquicultura e Pesca Artesanal”. A iniciativa busca incentivar o desenvolvimento de soluções que elevem a produtividade e a sustentabilidade desses setores estratégicos para o Brasil.
O edital, de fluxo contínuo, está aberto para o recebimento de propostas e prevê subvenção econômica a empresas brasileiras que apresentarem projetos inovadores voltados à produção aquícola ou à pesca artesanal. Além disso, as propostas podem incluir tecnologias de manejo e cultivo, sistemas de monitoramento, novos equipamentos e soluções sustentáveis, o que amplia a eficiência e a competitividade do setor.
A chamada pública conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), no âmbito dos Programas Estruturantes e Mobilizadores do MCTI. O valor total do edital é de R$ 120 milhões, sendo que R$ 60 milhões já estão em fase de processamento. Portanto, ainda há oportunidades para submissão de projetos de alto impacto.
Quem pode participar
O edital está aberto a empresas de todos os portes, desde que em parceria obrigatória com cooperativas ou Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs). Desse modo, a participação conjunta fortalece a integração entre ciência e produção.
Os recursos poderão financiar diferentes itens, tais como:
- Equipamentos e materiais permanentes;
- Obras e instalações;
- Materiais de consumo, entre outros.
Assim, a iniciativa reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica no setor. Consequentemente, os projetos aprovados terão potencial para transformar a realidade da aquicultura e da pesca artesanal no Brasil.
O futuro da aquicultura sustentável pode começar com o seu projeto. Por isso, continue acompanhando a Aquaculture Brasil para mais informações sobre editais e oportunidades para o setor.
📎 Para detalhes completos, acesse o site oficial da Finep: www.finep.gov.br