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    O que o peixe pode aprender com o café?

    Toda commodity é objeto de questionamento no que se refere a padrões trabalhistas, ambientais e de rastreabilidade. A depender do nicho de mercado, commodities também são questionadas quanto à biossegurança, à qualidade e à origem do produto. Enquanto commodity, o café não foge à regra. Para continuar sendo negociado globalmente, precisou buscar garantias de identificação, origem, rastreabilidade e certificações de sustentabilidade. Acompanhando às exigências do mercado, as certificações na cafeicultura têm evoluído rapidamente ao longo dos anos. Entre as principais certificações internacionais exigidas atualmente pelo mercado cafeeiro, podemos citar Fairtrade International, Fairtrade USA, Rainforest Alliance, 4C e C.A.F.E. Practices. Basta buscar nos rótulos das principais marcas nas prateleiras do supermercado para encontrar alguma dessas siglas e seus logotipos. O mercado nacional também está utilizando selos que têm como objetivo atestar produções orgânicas e/ou de origem comprovada.Que sustentabilidade é a regra do momento e não apenas um jargão, isso sabemos. O interessante, é que nos últimos anos, além de recorrerem às certificações internacionais, as empresas exportadoras de café têm trabalhado seus modelos de negócios com base na criação e gerenciamento de cadeias internacionais de valor. Na prática, isso significa que a cadeia de suprimentos da empresa é monitorada com a implementação de um protocolo privado de sustentabilidade e apenas uma parte estratégica de sua produção é certificada nas normas internacionais exigidas por seus compradores. Mas o que as empresas ganham com isso?

    Protocolos privados de sustentabilidade são programas desenvolvidos e geridos por entidades privadas (empresas, ONGs, associações) a fim de garantir práticas responsáveis de produção e consumo, reduzir riscos na cadeia produtiva e gerar impactos positivos e mensuráveis em áreas definidas como relevantes e estratégicas pela empresa. Por meio deles, a empresa consegue mapear o grau de sustentabilidade de sua cadeia de suprimentos, buscar otimizações através da melhoria contínua e se manter atenta a demandas no aumento das exportações, pois com o mapeamento de sustentabilidade, a empresa tem conhecimento de quais fazendas e/ou armazéns estão aptos a passarem por uma certificação exigida pelo potencial comprador. A estratégia é a preparação a longo prazo, antecipando a demanda, reduzindo riscos e custos, e nivelando o desempenho da cadeia produtiva. A fim de aumentar a credibilidade desses protocolos privados, diversas empresas realizam não somente as auditorias internas periódicas, mas também auditorias independentes conduzidas por Organismos de Avaliação da Conformidade. Um exemplo de ESG na prática!

    Falando em tendências, não é de hoje que o pescado é visto como uma fonte de proteína de qualidade, saudável e que pode ser mais sustentável quando comparada à outras fontes. O mercado tem tendência de expansão, inclusive para a exportação. Alguns produtores de tilápia estão aproveitando a recente janela de oportunidade que se abriu para o aumento da exportação para os Estados Unidos, todos com certificação ASC (Aquaculture Stewardship Council) e/ou BAP (Best Aquaculture Practices), colhendo os frutos de anos de preparação e investimento. Em outras palavras, sustentabilidade tá pra peixe!

    Para surfar essa onda, preparação a longo prazo e um mapeamento aprofundado da cadeia produtiva são fundamentais. Ou seja, nós do mundo dos peixes podemos aprender uma valiosa lição com a cafeicultura: o planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável das cadeias de aquicultura. É visando contribuir com esse objetivo, que temos o prazer de estrear a nossa coluna na Aquaculture Brasil. Aqui, você vai ler sobre as principais novidades do mundo da sustentabilidade e descobrir como a aquicultura pode desenvolver uma cultura de aprendizagem com outros setores. Sempre de forma descomplicada, mas com muito embasamento. Vamos juntos?

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