Integração entre investigação e produção
Segundo o Dr. Jorge Calderón, diretor da Fundação CENAIM-ESPOL (Equador), integrar setores acadêmicos e produtivos é um desafio de décadas, ainda pouco concretizado. Apesar do enorme volume de pesquisas, as inovações aplicadas no cultivo de camarões continuam limitadas. A atividade ainda depende muito mais da eficiência técnico-administrativa das empresas do que de novas ferramentas tecnológicas.
Na prática, técnicos e gerentes precisam lidar com a grande variabilidade ecológica e biológica do cultivo, tomando decisões rápidas e eficazes. Já muitos doutores universitários se distanciam da realidade produtiva, mantendo foco em pesquisas futuras, mas sem resolver os problemas práticos imediatos.
Unidades de Produção em universidades
A proposta de criação de Unidades de Produção em universidades latino-americanas poderia ser uma alternativa para unir ensino, pesquisa e realidade de mercado. Essas unidades poderiam:
- Treinar estudantes em escala real de produção;
- Oferecer bolsas de trabalho para universitários;
- Financiar pesquisas aplicadas a partir do lucro obtido;
- Formar profissionais mais preparados para a indústria aquícola.
No entanto, esse modelo exige que os departamentos de produção atuem como empresas privadas, competindo no mercado, sem subvenções governamentais. Enquanto universidades públicas enfrentam cortes orçamentários e priorizam pesquisa e ensino, essa proposta poderia se tornar viável em universidades privadas, como forma de gerar receita e inovação.
Embora a ideia pareça ousada, pode ser uma saída para aproximar academia e setor produtivo, além de abrir novas oportunidades para jovens formados em aquicultura.