
O diferencial do programa EscoLAR está em seu método: “aprender fazendo”. A cada ano, dez jovens selecionados são contratados para viver, ao longo de 12 ciclos produtivos, a rotina real de um laboratório de produção de pós-larvas. Contratados pela empresa Texcumar, líder no setor de produção de pós-larvas de camarão no Equador, o módulo de produção EscoLAR precisa gerar receita e vende suas pós-larvas para financiar os ciclos de produção e os salários dos participantes. No final do ano, os jovens graduados com experiência prática ficam livres para entrar no mercado de trabalho. A cada mês, os participantes recebem módulos teóricos com conteúdos específicos e têm contato direto com especialistas locais e internacionais convidados para compartilhar experiências e inovações. O objetivo é formar profissionais com visão crítica, capacidade analítica, sólida e base prática.
Além da experiência prática, os profissionais em formação recebem, a cada mês, um
módulo teórico aprofundado sobre temas que extrapolam a biologia e a produção: incluem também finanças, manejo de custos, micro e macroeconomia, gestão eficiente de recursos, ética nos negócios, recursos humanos, sustentabilidade, rastreabilidade e certificações, além de tópicos como eletricidade, fontes de energia e inovações em equipamentos e técnicas. Tudo isso com o apoio de especialistas locais e internacionais, que compartilham suas vivências com os jovens em formação.

Esse modelo pedagógico, baseado na metodologia “aprender fazendo”, garante que o conhecimento não fique restrito ao plano teórico, mas se converta em habilidades reais. A proposta da EscoLAR vai além da simples capacitação: visa empoderar jovens profissionais locais, oferecendo ferramentas que lhes permitam se destacar no mercado de trabalho e contribuir ativamente com o desenvolvimento de uma aquicultura moderna e responsável.
Ao fim do ciclo anual, o setor aquícola equatoriano recebe dez novos profissionais com sólida formação técnica, experiência prática e capacidade analítica. Jovens que sabem resolver problemas, tomar decisões embasadas e liderar processos com consciência ambiental e social. Essa formação de excelência é, ao mesmo tempo, um investimento no futuro da indústria e uma devolução à comunidade, criando oportunidades para talentos locais e promovendo práticas de produção alinhadas com as exigências dos mercados internacionais. Afinal, como destaca a equipe do projeto:
“O melhor camarão do mundo exige os melhores profissionais à frente dos laboratórios de pós-larvas — prepará-los é uma obrigação ética e uma estratégia para a sustentabilidade do setor.”

Com essa visão de longo prazo, a EscoLAR se consolida como um centro de formação de nível internacional, posicionado como ponto de encontro entre a experiência acumulada de seus fundadores e o futuro que começa a ser desenhado pelas novas gerações. Ao final do processo, o setor aquícola equatoriano passa a contar com novos profissionais prontos para atuar em alto nível, contribuindo para uma produção mais eficiente, sustentável e alinhada às exigências dos mercados globais. O projeto também cumpre um papel social importante: empoderar jovens talentos locais, devolver à comunidade o conhecimento acumulado por especialistas veteranos e, assim, garantir a longevidade e a evolução da carcinicultura no país.
A frase que define o projeto não poderia ser mais precisa: EscoLAR é o ponto de encontro entre a experiência e o futuro.