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    Projeto EscoLAR: a carcinicultura equatoriana na vanguarda da indústria

    A indústria da aquicultura está em constante transformação, exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados para enfrentar os desafios técnicos, ambientais e econômicos do setor. A produção de pós-larvas de camarão é um dos pilares da indústria aquícola do Equador. Por trás de cada lote de camarões saudáveis e produtivos, está o trabalho minucioso de profissionais altamente capacitados, que operam sistemas complexos e multifatoriais. No entanto, a formação de recursos humanos qualificados para atuar com competência nos laboratórios de larvicultura ainda é um desafio em muitos países da América Latina.No Equador, um projeto inovador vem chamando atenção: o EscoLAR, iniciativa que alia formação técnica de excelência à prática intensiva em unidades de produção de pós-larvas de camarão. Existe uma necessidade real e urgente de capacitar jovens profissionais de forma abrangente nas diversas áreas envolvidas na produção de pós-larvas — desde biologia a aquicultura, até aspectos gerenciais, como finanças, sustentabilidade e gestão de pessoas. A larvicultura é uma atividade multifatorial, que envolve o domínio de temas como cultivo de algas e artemia, larvicultura propriamente dita, maturação, desova, controle de qualidade, sistemas de energia, infraestrutura de tubulações (“piping”), uso de tecnologias, certificações e muito mais.Foi para enfrentar esse desafio que nasceu o projeto EscoLAR, uma escola-laboratório fundada por dois profissionais de longa trajetória no setor: Maria de Lourdes Cobo (PhD) e Jorge Córdova (M.Sc). Juntos, eles somam décadas de experiência prática e acadêmica na aquicultura marinha, e decidiram investir na formação de uma nova geração de especialistas — jovens profissionais que receberão não apenas conhecimento técnico, mas também uma vivência real de produção.

    Quatro trabalhadores lavam e esfregam o piso de um tanque revestido com lona dentro de galpão arqueado, preparando a estrutura para novo ciclo.
    Equipe realiza limpeza e preparo do tanque visando biossegurança.

    O diferencial do programa EscoLAR está em seu método: “aprender fazendo”. A cada ano, dez jovens selecionados são contratados para viver, ao longo de 12 ciclos produtivos, a rotina real de um laboratório de produção de pós-larvas. Contratados pela empresa Texcumar, líder no setor de produção de pós-larvas de camarão no Equador, o módulo de produção EscoLAR precisa gerar receita e vende suas pós-larvas para financiar os ciclos de produção e os salários dos participantes. No final do ano, os jovens graduados com experiência prática ficam livres para entrar no mercado de trabalho. A cada mês, os participantes recebem módulos teóricos com conteúdos específicos e têm contato direto com especialistas locais e internacionais convidados para compartilhar experiências e inovações. O objetivo é formar profissionais com visão crítica, capacidade analítica, sólida e base prática.

    Além da experiência prática, os profissionais em formação recebem, a cada mês, um

    módulo teórico aprofundado sobre temas que extrapolam a biologia e a produção: incluem também finanças, manejo de custos, micro e macroeconomia, gestão eficiente de recursos, ética nos negócios, recursos humanos, sustentabilidade, rastreabilidade e certificações, além de tópicos como eletricidade, fontes de energia e inovações em equipamentos e técnicas. Tudo isso com o apoio de especialistas locais e internacionais, que compartilham suas vivências com os jovens em formação.

    Sala de aula com instrutor à frente e turma de jovens atentos, mesas em U, notebooks e cadernos; ambiente de capacitação técnica em aquicultura.
    Instrutor conduz módulo teórico com foco em larvicultura e gestão.

    Esse modelo pedagógico, baseado na metodologia “aprender fazendo”, garante que o conhecimento não fique restrito ao plano teórico, mas se converta em habilidades reais. A proposta da EscoLAR vai além da simples capacitação: visa empoderar jovens profissionais locais, oferecendo ferramentas que lhes permitam se destacar no mercado de trabalho e contribuir ativamente com o desenvolvimento de uma aquicultura moderna e responsável.

    Ao fim do ciclo anual, o setor aquícola equatoriano recebe dez novos profissionais com sólida formação técnica, experiência prática e capacidade analítica. Jovens que sabem resolver problemas, tomar decisões embasadas e liderar processos com consciência ambiental e social. Essa formação de excelência é, ao mesmo tempo, um investimento no futuro da indústria e uma devolução à comunidade, criando oportunidades para talentos locais e promovendo práticas de produção alinhadas com as exigências dos mercados internacionais. Afinal, como destaca a equipe do projeto:

    “O melhor camarão do mundo exige os melhores profissionais à frente dos laboratórios de pós-larvas — prepará-los é uma obrigação ética e uma estratégia para a sustentabilidade do setor.”

    Grupo de participantes posa em frente ao letreiro “TEXCUMAR – Centro de Reprodução e Melhoramiento Genético de Camarón”, com instrutores e alunos uniformizados.
    Turma do projeto em visita técnica ao centro de produção de pós-larvas no Equador.

    Com essa visão de longo prazo, a EscoLAR se consolida como um centro de formação de nível internacional, posicionado como ponto de encontro entre a experiência acumulada de seus fundadores e o futuro que começa a ser desenhado pelas novas gerações. Ao final do processo, o setor aquícola equatoriano passa a contar com novos profissionais prontos para atuar em alto nível, contribuindo para uma produção mais eficiente, sustentável e alinhada às exigências dos mercados globais. O projeto também cumpre um papel social importante: empoderar jovens talentos locais, devolver à comunidade o conhecimento acumulado por especialistas veteranos e, assim, garantir a longevidade e a evolução da carcinicultura no país.

    A frase que define o projeto não poderia ser mais precisa: EscoLAR é o ponto de encontro entre a experiência e o futuro.

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